Hidrolândia

• 13 de Junho – Padroeiro de Hidrolândia
    • Fundador: Manoel Pereira Cardoso
    • Data de Aniversário: 5 de novembro
    • Data de criação do Município: 7/04/1896 por Lei Municipal de Pouso Alto (atual Piracanjuba)
    • Data da emancipação política: 05/11/ 1948 -Lei nº nº 223
    • Limite Norte: Aparecida de Goiânia
    • Limite Sul: Cromínia, Mairipotaba,Piracanjuba e Professor Jamil
    • Limite Leste: Bela Vista e Piracanjuba
    • Limite Oeste: Varjão e Aragoiânia
    • Distância da Capital: 33 Km
    • Distância de Brasília: 235 km
    • Região Geográfica: Região Metropolitana de Goiânia
    • Comarca: Hidrolândia
    • População: 14.004 segundo o IBGE de 2007
    • Altitude: 16° 57’ 44’’ sul
    • Longitude: 49° 13’ 45’’ oeste
    • Extensão territorial: 944,24 km² segundo o IBGE de 2007
    • Padroeira do Município: Santo Antônio
    • Gentílico: Hidrolandense

Encontra-se distribuído as Unidades Planalto de Hidrolândia – Oloana e Chapadas de Aragoiânia – Abadia de Goiás, Subsistemas do Ribeirão Bom-Sucesso e Chapadas Planalto de Hidrolândia – Oloana, todas sob os domínios das Sequências Metassedimentares da Faixa de Dobramentos Uruaçuanos – Região do Planalto Rebaixado de Goiânia. Estas unidades sustentam diversas formas de relevo incluindo superfícies planas, onduladas, fortemente onduladas e serranas.

Constituem-se de superfícies planas com rampas suave e suaves onduladas, com ocorrência, em menor proporção, de superfícies serranas de topo convexo e eventuais formas dissecadas em cristas e drenagens bem definidas. Os solos predominantes são cambissolo, distrófico e eutrófico, e Latossolo vermelho-escuro. Em seu subsolo encontra-se Água Potável, além de Cromo, Níquel e Talco na Serra do Morro Feio.

Composta por formações florestais (Floresta Estacional ou Mata Seca) e savânicas (diversos tipos de cerrado), cujo conjunto em contato se caracteriza regionalmente como Zona de Tensão Ecológica (IBGE, 1983). É possível separar, em escala de maior detalhe, as formações: Cerradão, Cerrado Típico, Cerrado Ralo, Mata Seca Semi-decídua (caem parcialmente as folhas) e Mata Seca Decídua (caem as folhas no período de seca) ao longo das margens dos rios Dourados e Meia Ponte, as formações são do tipo Mata Ciliar, enquanto que nos contribuintes ocorrem as Matas de Galeria. Estas formações apresentam diferentes estádios de conservação, em função do uso do solo no entorno.

Compõe-se de 10% de superfícies planas, 79,05% de superfícies suave onduladas e onduladas e 10,05% serranas.

Possui um clima tropical, com duas estações bem definidas, uma chuvosa, entre os meses de outubro e abril, e outra seca, entre maio e setembro. A temperatura média oscila entre 24° a 26°C. No inverno, devido às características da região e do ar seco, ocorrem noites e madrugadas muito frias, em especial nos meses de junho e julho.

Merecem destaque as fontes de água mineral, além de minério de cromo, níquel e talco, na região do Morro Feio.

O Município de Hidrolândia de Goiás é bem servido de água em toda sua extensão. Existem aproximadamente 300 nascentes em toda a sua área.

As águas do município correspondem a duas micro bacias: Meia Ponte e Dourados. O Ribeirão Grimpas e os córregos São Germano, Bom Sucesso, Santa Maria, Lajes, Grande e Bonito do Meio, constituem as principais drenagens, sendo que o Grimpas se destaca por ser a principal fonte de abastecimento do centro urbano.

A BR-153, que liga Goiânia a São Paulo, é a principal via de acesso ao município, cruzando-o no sentido norte-sul, sendo que no sentido Leste-Oeste, o município é transposto pelas rodovias GO-219, GO-319, sendo que apenas a GO-319 possui pavimentação asfáltico.